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Business Rules no Dynamics CRM 2013

Em



Esta nova funcionalidade permite criar regrinhas simples que antes só eram atendidas pelos “Jscripts”.

Com elas é possível esconder campos ou torna-lo obrigatório a partir de uma condição por exemplo, somar campos, entre outras validações e ações em formulário a partir de uma interface simples, intuitiva e sem código.

Neste post vou explicar cada uma destas ações que podem ser “programadas” nas Business Rules do Dynamics CRM 2013.

1) Onde são acessadas as Business Rules?

Em Configurações -> Personalização -> Entidades -> Selecione a entidade que deseja -> Business Rules:

ondeacessarbusinessrules_1

Podem também ser acessadas (e novas podem ser criadas), de dentro do formulário:

ondeacessarbusinessrules_2

Elas podem estar vinculadas à todos os formulários ou a um específico;

scopeform

Pode-se criar uma Business Rules a partir de uma existente, pela opção “Save as” e elas devem ser ATIVADAS para funcionarem.

acoes

2) Quando as regras configuradas nasBusiness Rules são disparadas?

Quando a condição for atendida, as ações são realizadas. Não é possível condicionar uma Business Rules como os JScripts, para acontecerem no On Load, On Save do formulário ou On Change de um campo.

O gatilho portanto, é quando a própria condição é atendida.

É possível comparar o valor de um campo com um valor específico ou com o valor de outro campo.

Para campos do tipo Lookup, aparecerá a lupa para a seleção da informação, assim como para campos do tipo Picklist, aparecerá a lista com os valores do picklist.

condition_2

condition_3_lookup

Observação importante: Tentei criar uma condição com o campo “Assunto” (Subject) do formulário “Ocorrência” (Case). E ao comparar com um VALOR, ele não aparece a opção de selecionar o assunto da árvore de assuntos e nem de colocar o valor do campo.

Ou seja, não é possível criar condições com as Business Rules para o campo Subject. Será um bug?

condition_5_subject_case

3) Quais tipos de ações é possível criar com as

Business Rules?

 

3.1) Mostrar mensagem de erro

A mensagem de erro deve estar relacionada à um campo específico do formulário.

showmessageerror

A mensagem aparecerá no formulário da seguinte forma:

messageerror

Detalhe importante: A mensagem de erro programada na Business Rules não impede o Save do formulário. Não sei se isso é outro bug ou não…. Mas fiquei bem decepcionada com este detalhe :(

3.2) Bloquear/desbloquear campo do formulário

lock_unlock

3.3) Mostrar/Esconder campo do formulário

showfield

3.4) Torna um campo obrigatório ou não

notbusinessrequired

[Fonte: http://tipratica.wordpress.com/2013/08/25/business-rules-no-dynamics-crm-2013/]



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